Por outro lado, mandam as regras da boa utilização de um SO que se mantenha o utilizador de administração o mais quieto possível. Deixem a conta de Admin para os momentos realmente necessários e usem uma conta de controlo restrito para prevenir problemas.
Descobri esta dica e fiquei a pensar se seria assim tão simples de fazer. E na verdade até é.
Em resumo o que vamos fazer é criar um ficheiro que colocaremos num qualquer media digital que nos acompanha e que nos permitirá recuperar a password de um determinado utilizador. Naturalmente que cada utilizador distinto e em cada máquina deverá ter o seu ficheiro. Não temos aqui uma formula mágica de recuperar passwords, lamentamos.
Lembramos ainda que quem conseguir ter acesso a esse ficheiro terá o vosso PC (ou pelo menos o acesso ao vosso utilizador) nas mãos, por isso tratem de o guardar num local de fácil acesso, mas com controlo.
Antes de mais liguem uma pen ao PC e vamos a isto!
E a receita-se inicia-se, como sempre com o acesso ao menu iniciar. Ai devem escolher “Painel de Controlo“.
Dentro do painel de controlo devem escolher “Contas de Utilizador e Segurança Familiar“.

Nova janela, nova escolha. Desta vez “Contas de Utilizadores“.

E eis que chegamos aos utilizadores. Escolham o utilizador de quem querem salvaguardar a password e ai dentro têm a opção “Criar um disco de reposição de palavras-passe“.

E após isto vamos iniciar o processo de criação do disco de reposição de palavra-passe. Se forem brindados com uma mensagem de erro leiam-na com atenção e lembrem-se que deveriam ter ligado a pen ao PC antes de iniciar este processo. Mas nada está perdido. Reiniciem o processo neste ponto e estamos no caminho certo. Para avançarmos nada mais natural que carregarmos no botão “Seguinte”

Escolham onde querem que seja guardado o ficheiro que vai ser gerado e avancem no processo.

É então chegada a hora de colocarmos a password do utilizador de que queremos salvaguardar. Pois, pensaram que era assim tão simples? Têm mesmo de saber a dita cuja ou pedir ao utilizador que a coloque na caixa.

No final do processo a barra atinge os 100% e somos compelidos a carregar no botão “Seguinte“.

O processo fica completo com o famoso “Concluir“.

A parte mais complicada do processo está terminada. É agora hora de testarmos se o que criamos tem realmente utilidade e se está em condições. Este passo não é mandatório, mas será chato se daqui a 2 meses descobrirem que quando realmente vão precisar de usar a o que criaram hoje vão estar impedidos porque algo correu mal.
Para testarem basta que façam logout e que no ecrã de boas vindas descubram o link “Recuperar Password“.
Será então iniciado um processo de alteração de palavra-passe. Inicialmente devem indicar em que drive está o ficheiro e carregar no botão “Seguinte“.
Definem a nova palavra-passe, repetem-na e escrevem uma dica. Terminam o processo e pronto!
A vantagem deste ficheiro é que mesmo após a alteração da palavra-passe podem usar o mesmo!
no XP entres como Administrador (em modo de segurença) se ele estiver activo e mudas a pass a todos.
ResponderExcluir