“Como fazer com que o Windows arranque mais rapidamente?”
“Elimine o conteúdo da pasta C:\WINDOWS\PREFETCH!”
Ao fazê-lo, realmente notará o aumento da velocidade de boot mas, o que muitas vezes fica por dizer, é que esta pasta contém certos dados de pré-carregamento das aplicações. Ao eliminá-los as suas aplicações irão demorar muito mais tempo a serem iniciadas.
“E para encerar mais rápido?”
“Abra o regedit.exe, navegue até HKEY_USERS/DEFAULT/Control Panel/Desktop e diminua os valores padrão de HungAppTimeOut (5000 ms) e WaitToKillAppTimeOut (20000 ms)!”
Mais uma dica muito boa e que realmente funciona, mas já pensou porque é que a Microsoft deixou esses valores tão “altos”? Estes valores representam o tempo que o sistema operacional espera até que os programas guardem os seus dados antes de encerrarem. Se o tempo é diminuído drasticamente os programas não têm tempo para guardar nada e pode haver perda de dados ou arquivos corrompidos.
“Utilize o sistema de arquivosFAT32 em vez do NFTS para tornar o Windows mais rápido!”
O NTFS é claramente superior aos baseados em FAT, como o FAT16 e o FAT32. Além de não causar diferença perceptível, ao utilizar o FAT32 deixará de ter recursos como a compressão de arquivos, encriptação, cotas de disco, tolerância maior a falhas e maior economia de espaço em disco.
“Ao excluir arquivos temporários (do Windows, browsers…) a sua máquina terá um aumento de velocidade considerável!”
Errado! Ao fazê-lo não obterá nenhuma melhoria em termos de performance do sistema; no caso dos browsers até irá diminuir a velocidade, pois o browser precisará “sacar” todos os arquivos apagados novamente. O único benefício ao executar esta acção será “ganhar” alguns Megabytes no seu disco.
“Desabilitar a restauração do sistema também dá resultado…”
Criar um ponto de restauro é rápido e leva apenas alguns segundos. O Windows geralmente cria pontos de restauração diários automaticamente e isso só ocorre em períodos quando o sistema não está sendo muito utilizado. O único benefício desta dica, mais uma vez, é libertar algum espaço de disco, em contrapartida caso o seu sistema fique instável devido a alterações você não as poderá anular…
Existem muitas mais dicas que poderiam ser “desmistificadas”, mas estas são as mais “aconselhadas” nessa enorme rede que é a internet.
Como conclusão, queria deixar a ideia de que optimização não é nenhum milagre! E que na maioria dos casos os ganhos não compensam as “perdas”! Verifique bem o que cada alteração faz concretamente na sua máquina antes de executá-la; e lembre-se que nunca obterá uma performance brilhante num computador com configuração obsoleta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“E para encerar mais rápido?”
ResponderExcluir“Abra o regedit.exe, navegue até HKEY_USERS/DEFAULT/Control Panel/Desktop e diminua os valores padrão de HungAppTimeOut (5000 ms) e WaitToKillAppTimeOut (20000 ms)!”
“Elimine o conteúdo da pasta C:\WINDOWS\PREFETCH!”
Pois mas isso nao dá no W7
e pra mais conheces o defenir o tamanho dos clusters?