segunda-feira, 20 de abril de 2009

A importância da desfragmentação do disco!

Os utilizadores mais leigos, na sua maioria, queixam-se da falta de velocidade nas acções da sua máquina; ignorando que, muitas das vezes, esta se poderia tornar mais rápida com uma simples acção de sua parte: a desfragmentação do disco rígido!

Muito resumidamente pode se dizer que cada vez instalamos um programa ou um jogo no nosso computador, cada vez que criamos ficheiros e os movemos na nossa máquina fazemos com que a informação (que é armazenada no disco rígido) fique “espalhada” pelos seus vários sectores.

Ao desfragmentarmos o disco estamos a organizar a informação, colocando ficheiros que irão “trabalhar” para o mesmo programa ou jogo juntos, tornando-o mais eficiente/rápido.

Se for utilizador Linux ou Mac fique sabendo que o seu sistema é muito “organizado” com os ficheiros que possui, não havendo a necessidade de desfragmentação apesar de existirem aplicações que fazem esse “trabalho”.

Caso seja utilizador do Windows Vista também não se precisa preocupar com a desfragmentação, apesar de este não ser tão “organizado” como Linux ou Mac, ele executa a desfragmentação em plano de fundo, não havendo necessidade de o ter de fazer “manualmente”.

Resumindo, esta dica funciona na perfeição para o Windows XP, que é o SO mais utilizado actualmente em todo o mundo.

Apesar de existirem numerosos programas que fazem a desfragmentação do disco, o próprio Windows já traz consigo uma ferramenta para executar essa função.

Para proceder à desfragmentação do Windows vá a Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Desfragmentador de disco como pode ver na imagem.

De seguida seleccione a partição a desfragmentar, clique em Desfragmentar e aguarde que a operação termine.

Verá que desta forma, na próxima vez que utilizar a sua máquina obterá melhores resultados a nível de eficiência/velocidade.

Para obter melhores resultados experimente desfragmentar o disco em Modo de Segurança, desta forma o sistema só irá utilizar os ficheiros estritamente necessários para o funcionamento da máquina sendo mais fácil para o sistema organizar toda a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário